Páginas

REFLEXÃO

31 Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; 32 e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; 33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; 36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. 37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos? 39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? 40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; 42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43 era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes. 44 Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? 45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. 46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna. Mt. 25, 31-46

quarta-feira, 4 de abril de 2012

DIAS SANTOS DE GUARDA



Você sabe quais os dias santos de guarda?

Na Igreja Universal são dias santos de Guarda:

- Oitava de Natal (1º de janeiro)
- Epifania (6 de janeiro)
- São José (19 de março)
- Ascensão de Nosso Senhor
- Corpus Christi
- São Pedro e São Paulo (29 de junho)
- Assunção de N. Senhora (15 de agosto)
- Todos os Santos (1º de novembro)
- N. Sra da Conceição (8 de dezembro)
- Natal (25 de dezembro) 

Segundo a CNBB cada país, com a prévia aprovação do Vaticano, pode abolir alguns dias de festa de preceito ou transferi-los para o domingo. Assim, no Brasil, a CNBB determinou os dias santos que devem permanecer em sua própria data e os dias transferidos para o domingo, que, por si só, já é um dia de guarda cristão.  Portanto, no Brasil, os dias santos de guarda obrigatória para os católicos são: 

            - Todos os domingos;
            - Santa Maria, Mãe de Deus (01/janeiro);
            - Corpus Christi (1ª quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade);
            - Imaculada Conceição de Maria (08 de dezembro);
            - Natal de N. S. Jesus Cristo (25 de dezembro);
 
Nos Domingos – Foram transferidos para o domingo, os seguintes dias santos:
            - Ascensão de N. S. Jesus Cristo (12 de maio);
            - Assunção de N. Senhora (15 de agosto);
            - Santos Apóstolos Pedro e Paulo (29 de junho);
            - Todos os Santos (1º de novembro);
            - Festa da Epifania (entre 2 e 7 de janeiro).

Quanto à solenidade de São José (19 de março), a CNBB não a considerou como dia de preceito.
 

Nos dias Santos de Guarda é obrigatório o Jejum e a abstinência.
                                   Extraído do blog        http://sagradoeimaculadocoracao.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário